Polícia

Protesto na Alameda São Boaventura contra a morte de adolescentes

Publicada às 20h07. Atualizada às 7h de quarta-feira (6).

Trânsito ficou complicado na Alameda São Boaventura. Imagens via grupo Plantão Enfoco

Um protesto, na noite desta terça-feira (5), contra a morte de dois adolescentes de 14 e 15 anos tomou conta da Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca, em Niterói.

Moradores da comunidade Santo Cristo acusam policiais militares de matar os jovens. O caso teria ocorrido por volta de 13h30 na Rua Doutor Péricles.

Segundo o Batalhão de Niterói (12º BPM), equipes realizavam patrulhamento na Rua Euclides da Cunha quando foram surpreendidas por tiros disparados por criminosos. A PM alega que revidou os disparos e atingiu dois suspeitos.

Na ocorrência, de acordo com a polícia, houve apreensão de uma pistola com "kit rajada", uma granada, 163 trouxinhas de maconha e 196 pinos de cocaína. A perícia foi acionada e a investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

Ainda segundo a PM, um procedimento apuratório interno também será instaurado pelo 12° BPM.

Imagem ilustrativa da imagem Protesto na Alameda São Boaventura contra a morte de adolescentes
|  Foto: Foto: Divulgação/PMERJ
Pistola, granada e drogas apreendidas pela PM durante a ação. Foto: Divulgação/PMERJ

De acordo com uma moradora, que preferiu ter a identidade preservada, 'eles não eram envolvidos no tráfico, mas o fato de serem negros e morar na comunidade fez os policiais matarem os meninos'.

Uma outra conhecida das famílias dos adolescentes acrescenta que o menor de 15 anos não tinha mais parentes.

"Ele só tinha a irmã. O outro de 14 só tinha a avó. Eu sou uma amiga muito próxima da família dos dois. Os moradores da comunidade não iriam deixar barato. Nós moradores da comunidade só queremos Justiça", disse.

A vereadora Benny Briolly, integrante da bancada do PSOL na Câmara de Niterói, esteve presente no ato. Ela fez um pronunciamento nas redes sociais e explicou que já está em contato com a família de um dos adolescentes:

https://twitter.com/BBriolly/status/1346596369755234304

Trânsito

Os cerca de 50 manifestantes ocuparam o trecho da Alameda, nos dois sentidos, na altura da Rua São Januário, com faixas e cartazes reclamando a morte dos adolescentes.

No trecho sentido São Gonçalo motoristas que descem da Ponte já enfrentam lentidão. A Polícia Militar foi acionada e operadores da NitTrans auxiliam no trânsito local.

< Teto de imóvel desaba e deixa dois feridos em São Gonçalo Militares do Exército são atacados em velório de amigo em São Gonçalo <